'Reco': Meia tonelada de muito carinho


Com os seus 500 quilos de peso, o 'Reco' é já uma atracção e são muitos os que se deslocam até à propriedade de Acácio da Cunha Soares, na vila da Póvoa de Lanhoso, para o conhecer.

Tem cerca de três anos de idade e um porte que intimida mas o 'Reco' é um animal afável e gosta muito de carinhos, como nos conta o seu dono, Acácio Soares.

Na Rua de Bagães, na vila, povoense, Acácio Soares e a esposa Maria Carminda mostram orgulhosos o 'Reco'. Há cerca de um mês, a balança acusava os 500 quilos. Exemplar de grande apetite, o 'Reco' conta na ementa diária com couves, batatas, erva e farelo. "Um porco destes não é só com erva e farinha que se põe assim. Tem que ser com ração", explica Acácio Soares.

O 'Reco' é descendente de exemplares de grande peso. A mãe pesava mais de 300 quilos e o seu progenitor ultrapassou os 500 quilos de peso. E como diz o ditado: quem sai aos seus não degenera. O 'Reco' conta com 500 quilos e não deixa os créditos por mãos alheias. Conhece bem os seus donos e mal sente a presença de Maria Carminda reclama para que esta lhe dê alimentos.

"Há pessoas, e com bastante idade, que dizem que nunca viram nada assim. Um senhor, de Oliveira, que foi ver o porco de S. Torcato, disse que este é superior. Quem o visita revela que no distrito não deverá existir um suíno com aquele porte", diz-nos Acácio Soares.

Depois de 20 anos radicado na Suíça, Acácio Soares e Maria Carminda voltaram à Póvoa de Lanhoso, onde têm a sua habitação. O gosto pelos animais é partilhado pelo casal e é Maria Arminda quem se ocupa dos animais espalhados pela propriedade. Ao 'Reco', o rei do quintal, juntam-se várias espécies de patos, gansos, perus e até pavões. "Gosto muito de os ver. Os animais não dão lucro, só dão despesa mas tenho gosto em tê-los. O tempo da minha esposa é passado a tratar dos vários animais", revela Acácio Soares.

"Tenho muito gosto pelos animais mas quantos mais arranjar mais trabalho dou à minha esposa pois é ela que se ocupa deles pois eu não posso trabalhar. A minha esposa partilha comigo o gosto pelos animais. Ela é muito querida para eles.

Se não fosse ela eu não teria estes animais", adianta o dono do 'Reco'.

2013-01-06 - Correio do Minho



Um fenómeno de peso
O porco com mais de 500 quilos de Acácio Soares da Póvoa de Lanhoso

Video apcoelho

Sem comentários:

Enviar um comentário