Póvoa de Lanhoso quer ser reconhecida como terra amiga dos idosos


A Póvoa de Lanhoso está empenhada em ser vista como uma terra amiga dos idosos. É com esse mesmo objectivo que o presidente da autarquia, Manuel Baptista, vai integrar a delegação de representantes dos três municípios que vão, hoje, à Organização Mundial de Saúde, na Suíça, entregar as respectivas candidaturas à Rede Internacional de Cidades Amigas dos Idosos.

“Depois de o trabalho que te-mos vindo a realizar ter sido reconhecido em termos nacionais com a Bandeira de Autarquia Mais Familiarmente Responsável, acreditamos que também vamos conseguir esse reconhecimento em termos internacionais, pela OMS”, considera Manuel Baptista, revelando aguardar com grande expectativa o resultado desta candidatura.

Em concreto, esta candidatura à OMS para integrar a Rede Internacional de Cidades Amigas dos Idosos decorre da participação da Póvoa de Lanhoso como um dos municípios fundadores no projecto ‘Vencer o Tempo nas 7 Cidades’, que decorreu entre 2010 e 2012, promovido pela Associação Vencer o Tempo (Lisboa) e por sete autarquias do país (Póvoa de Lanhoso, Alfândega da Fé, Angra do Heroísmo, Maia, Portimão, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real de Santo António) com o apoio da Direcção Geral de Saúde.

O grande objectivo com a promoção deste projecto foi precisamente sensibilizar, divulgar e implementar o conceito ‘Cidades Amigas do Idoso’ em Portugal. Entre algumas das iniciativas promovidas, destaque para a dinamização dos Centros de Convívio e de várias acções de sensibilização de prevenção rodoviária para seniores junto dos mais jovens.
O Município da Póvoa de Lanhoso integrou o projecto para reforçar a enorme determinação em actuar em rede e de forma inovadora junto dos mais velhos que tanto têm para ensinar aos mais novos.

2013-01-16 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário