Majestosa procissão ontem foi momento alto do São José

A majestosa procissão, na tarde de ontem, foi o momento alto das festas em honra de São José, realizadas na vila da Póvoa de Lanhoso. Iniciados a 12 de Março, os festejos em honra daquele santo terminam hoje.
Do programa para o dia de hoje consta, pelas 9 horas, a II Concentração de Motas Clássicas, nos Paços do Concelho; pelas 10 horas, o XI Grande Prémio de Tiro Aos Pratos de S. José; e, pelas 14h30, o Festival de Folclore. As Festas de S. José deste ano encerram com a actuação, pelas 21h30, do Rancho Infantil e Juvenil da Póvoa de Lanhoso, que comemora neste dia o seu aniversário.
Multidão e devoção

Ontem, Dia do Pai e dia em que o concelho da Póvoa de Lanhoso festejou o seu feriado municipal, a sede do concelho recebeu uma verdadeira multidão, para acompanhar os actos religiosos. A devoção, aliada ao bom tempo, trouxe às terras da Maria da Fonte uma verdadeira enchente. Tal como em anos anteriores, a procissão em honra de São José contou com a presença dos andores dos padroeiros das freguesias do concelho.

Apenas não se fizeram representar Águas Santas e Sobradelo da Goma. Ornamentados a flores naturais, os vários andores que integraram o cortejo deram um maior brilho àquele acto religioso. Tal como vem acontecendo em anos anteriores, o andor de S. José foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e contou com guarda de honra pelo corpo activo da corporação.
O acto religioso contou com a presença do executivo municipal, assim como de elementos da assembleia municipal, juntas de freguesia e associações e colectividades do concelho.
Feira do gado concorrida

Realizada no Parque do Pontido, a feira do gado e o concurso pecuário são duas actividades que atraem muito público, oriundo tanto do concelho da Póvoa de Lanhoso como dos concelhos vizinhos.
Durante a manhã, são muitos os curiosos que se deslocam até ao Parque do Pontido, na vila, para apreciar os vários exemplares trazidos pelos criadores. Depois de retirarem o gado das carrinhas, começam os trabalhos com vista a preparar os animais para o concurso.

“Desde que aqui chegamos limpamos e preparamos os animais para o concurso. Untamos os cornos para ficarem mais reluzentes e colocamos um produto no pêlo, que preparamos com vinho, para ficar mais vistoso”, explicou Nuno Cunha, um dos criadores presentes, residente em Revelhe, no concelho de Fafe.
“Ontem tomaram banho. Hoje, damos os últimos retoques. No pêlo, colocamos vinho com açúcar. Escovamos o pêlo ao contrário para ficar mais bonito”, completou Fernando Gonçalves, da freguesia de Pinheiro, do concelho de Vieira do Minho.

Autoridades proibiram carrinhas de cavalos

No recinto da feira do gado e concurso pecuário compareceram técnicos da Direcção-Geral de Veterinária. Uma vez que só existia licenciamento para o gado bovino, tanto na feira como no concurso, foi proibida a entrada das várias carrinhas com equídeos, facto esse que gerou bastante descontentamento entre os presentes. Mais uma vez, o concurso de gado não contou com animais provenientes de criadores do concelho da Póvoa de Lanhoso.

20-01-11 - Correio do Minho


Sem comentários:

Enviar um comentário