Protecção Civil... de pequenino

Cerca de 350 crianças das escolas da vila da Póvoa de Lanhoso participaram, ontem, nas comemorações do Dia da Protecção Civil.
A iniciativa, promovida pelo Gabinete Municipal de Protecção Civil, permitiu aos mais pequenos o contacto com os meios de socorro, numa actividade que envolveu os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, o Agrupamento de Escolas Professor Gonçalo Sampaio e os alunos do Clube de Protecção Civil da Escola Profissional do Alto Ave.
A estas entidades, juntou-se ainda Hercílio Campos, comandante distrital de Operações de Socorro, e elementos do Regimento de Cavalaria n.º 6.
Os alunos do Centro Educativo António Lopes e da Escola EB1/JI da Póvoa de Lanhoso ficaram a conhecer de perto alguns dos meios de socorro dos soldados da paz povoenses e tiveram a oportunidade de se transformar, por alguns minutos, em bombeiros.
Na Praça Engº Armando Rodrigues, os bombeiros compareceram com uma ambulância, um veículo de reabastecimento, uma viatura florestal e uma auto-escada, que fizeram as delícias dos mais novos.
“O objectivo é levar as preocupações ao nível da prevenção às escolas. Fundamentalmente, é fazer com que os mais pequenos se empenhem neste acto de cidadania que é, por exemplo, a prevenção dos fogos florestais. É um martírio que nos afecta todos os anos e o município da Póvoa de Lanhoso está preocupado com esta situação”, referiu Armando Fernandes, vereador do Pelouro da Protecção Civil da autarquia povoense.
De acordo com aquele responsável, está em fase de elaboração o Plano Municipal de Emergência, num documento que se prevê estar concluído em meados deste ano.
Depois do período de discussão pública, aquele documento será levado à Assembleia Municipal, para discussão e votação. No tocante à protecção civil municipal, ainda está por nomear o Comandante Operacional Municipal.

Ainda sem perspectivas quanto à referida nomeação, Armando Fernandes deu conta de que a mesma poderá ocorrer no momento de entrada em funcionamento do Plano Municipal de Emergência.
No final da iniciativa, cada aluno recebeu um certificado de participação, tendo ainda sido entregue, a cada uma das turmas, um CD com conteúdos sobre Protecção Civil para exploração em sala de aula.

02-03-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário