Alunos do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso debatem ambiente na escola


Como combater o desperdício de energia? Esta foi uma das moções mais votadas e aprovadas da turma P19 do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, durante a Assembleia do Connecting Classrooms - uma iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e que teve como moderadora a vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.

No âmbito desta assembleia foram, ainda, aprovadas as seguintes moções: na categoria de Água, a moção ‘Como combater o consumo abusivo de água?’ da turma P19 (Curso Profissional de Técnico de Multimédia) e na categoria de Sensibilidade Ambiental, a moção ’Como promover a sustentabilidade ambiental no seio da comunidade escolar?’ do 12º,
turma A.

Durante este evento, os alunos foram chamados a apresentar diversas moções nas categorias de Energia, Água e Sensibilidade Ambiental, numa sessão que contou ainda com a participação do deputado António Braga (PS) e da deputada Francisca Almeida (PSD) ambos da Assembleia da República bem como do ex-deputado Ricardo Gonçalves.

Depois de apresentadas as moções e propostas de medidas pelos alunos, os convidados fizeram uma apreciação das mesmas e colocaram questões ou problemas que consideraram pertinentes desencadeando o debate, até à altura em que foram votadas.

De acordo com a coordenadora do projecto, Teresa Lacerda, agora, estas moções irão representar o agrupamento na sessão plenária de Valadares, que vai ter lugar em Março, cuja escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves também se encontra envolvidos no projecto Connecting Classrooms Europa, que se iniciou no ano lectivo de 2010/2011, que é liderado pelo British Council e, em Portugal, também pelo Ministério da Educação por intermédio da Direcção Geral de Educação, contando com muitos outros parceiros institucionais.

No Norte de Portugal, o projecto envolve sete escolas: as Secundárias - Póvoa de Lanhoso, Carlos Amarante (Braga), Caldas das Taipas e Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Valadares) e as Escolas EB2,3 Mosteiro e Cávado (Braga), Paranhos (Porto) e Matosinhos.

“O objectivo é promover a inclusão a nível social, económico, cultural e ambiental”, assinalou a organização.

2013-02-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário